No dia 10 de junho, o Cepenfito – Centro de Pesquisa em Engenharia Fitossanidade em Cana-de-Açúcar, em colaboração estratégica com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp Jaboticabal), recebeu 55 alunos de 6º e 7º séries da Escola Municipal Rizzieri Poletti, de Cândido Rodrigues, SP.
Os estudantes realizaram visita técnica à Coleção Didática Entomológica, como parte do projeto de divulgação científica do Cepenfito, visando despertar o interesse pela ciência e pela sustentabilidade desde cedo.
A atividade teve como principais temas a importância da agricultura sustentável e os princípios do controle biológico de pragas agrícolas, alinhados às linhas de pesquisa de ponta desenvolvidas pelo Cepenfito.
Destaque da visita foi o cuidado com a inclusão: a organização do evento incluiu planejamento para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva, com acompanhamento de intérprete de Libras e dificuldades de fala, garantindo uma experiência equitativa e enriquecedora para todos os participantes.
Os alunos foram recepcionados no Cepenfito com palestra introdutória sobre agricultura sustentável no anfiteatro do Departamento de Fitossanidade. Durante a visita, os estudantes se engajaram em atividades práticas imersivas. Divididos em grupos, exploraram o Laboratório de Táticas de Manejo e Controle de Pragas, onde observaram insetos-praga e aprenderam sobre controle biológico. Outro grupo visitou a Coleção Didática Entomológica, interagindo com insetos vivos como bichos-pau e baratas de Madagascar.
A visita foi coordenada pela bolsista Victória Ciaco Alves Maia (Fapesp/TT1) com apoio de Amanda Pereira Akassaka, Bianca Marina Costa Nascimento e Bruno Reis Ferreira: “A interação com os ambientes universitários e com os insetos contribuiu para despertar o interesse dos alunos pela ciência e pela sustentabilidade”, afirma o relatório. Este evento demonstra o potencial transformador das ações de divulgação científica planejadas com sensibilidade e rigor”, destaca Victória.