História do Centro
Somos um centro de pesquisa aplicada pioneiro na UNESP, financiado pela FAPESP e Grupo São Martinho, em apoio ao desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas direcionadas a criação de tecnologias inovadoras e sustentáveis em sistemas agrícolas.
Com início de atividades em 2021, o Centro de Pesquisa em Engenharia – Fitossanidade em Cana-de-Açúcar tem o objetivo de desenvolver estratégias de manejo para as pragas e doenças. Estas estratégias incluem diversos tipos de controle, com destaque para o controle biológico utilizando principalmente microrganismos entomopatogênicos (fungos, bactérias) e substâncias atrativas, para proteger lavouras, possibilitando eliminar ou reduzir o uso de agrotóxicos. Além disso, o CEPENFITO também vai atuar na área de biotecnologia, com busca de inovações para o controle, destacadamente da broca-do-colmo, Diatraea saccharalis e do bicudo-da-cana, Sphenophorus levis, importantes pragas da cultura.
Estrutura
O CEPENFITO está instalado na UNESP de Jaboticabal e possui uma estrutura física voltada para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e capacitação na área de fitossanidade. O centro conta com laboratórios equipados para estudos em entomologia, fitopatologia, tecnologia de aplicação e acarologia, além de áreas de experimentação agrícola em ambiente controlado e campo.
Há também salas destinadas a atividades educacionais, como cursos e treinamentos, e ambientes preparados para ações de extensão e produção científica. Toda a infraestrutura foi planejada para atender projetos voltados à cultura da cana-de-açúcar, com foco em práticas sustentáveis e inovação técnica.